11 outubro, 2012

Dislate ou Provocação

DISLATE OU PROVOCAÇÃO

 


A bandeira nazi do III Reich a arder em Atenas.

in Daily Telegraph

 
Angela Merkel visitou a Grécia.


O Governo Grego recebeu-a de forma servil e bajuladora.


Os Gregos receberam-na com protestos e insultos.


Os Gregos só não a receberam à paulada porque não os deixaram.

 

Porque foi Angela Merkel a Atenas? É um mistério.

 

Porque quis Antonis Samaras, Primeiro-Ministro da Grécia recebê-la? Outro mistério?


Numa reflexão rápida, a resposta à primeira pergunta parece só poder ser por dislate, ou por provocação. Qualquer delas é péssima. Já não chega o império das políticas e vontades da Alemanha, agora também se assiste à Chanceler visitar as marcas do Império.


De qualquer forma, nada disto é bom para a Alemanha. Ter largas dezenas de milhares de cidadãos de um país em fúria a manifestar-se contra a Alemanha, todo um país revoltado com a visita da Chanceler e, pior, o ressurgimento da simbologia nazi e outras associações ao III Reich, é danoso e humilhante.

 

Manifestantes vestidos de tropas do III Reich em Atenas.



A resposta à segunda pergunta só pode ser servilismo numa tentativa mendicante de arrancar mais uns cobres, mais uns meses, menos uns juros à omnipotente Alemanha. Declarações como “o povo grego sangra, mas quer o euro”, ou (vou) “tomar as medidas que devíamos ter tomado há muito tempo”, devem ser suficientes para fazer tremer Zeus e o Olimpo. Não admira que proliferasse o epíteto de “Governo Traidor” entre os manifestantes.


Resulta daqui que este Samaras é diferente no discurso do Samaras de há um ano atrás (porém, não enganou o “Tempos Interessantes” (ver “Tragédia Grega” »»» http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2011/11/tragedia-grega.html  . Tal como Portugal, a Grécia é dirigida por um Comissário Político de Berlim (ver “Herr Kommissar” »»» http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2012/02/herr-kommissar.html


E a Tragédia grega continua, com o exercício obstinado do poder alemão, a cobardia do Governo Grego e a fúria e desespero dos Gregos. Para Português e Espanhol verem….

19 comentários:

luis cirilo disse...

Creio que é uma boa reflexão esta que fazes.
Especialmente em volta das razões que terão levado a sra Merkel a uma visita que dificilmente poderia deixar de ser entendida como provocatória.
Porque hoje há cada vez mais gente a pensar (com algum mas não muito exagero) que a Alemanha de Merkel quer conseguir pela economia o que a de Hitler não conseguiu pelas armas.
De tudo isto resulta que se vive a nível europeu (cá chegará...)uma situação cada vez mais explosiva que abre um espaço enorme a todos os radicalismos.
Não me admirarei se amanha na Polónia ou Ucrãnia,por exemplo, aparecerem bandeiras da União Soviética a arder como a nazi em Atenas.

luis cirilo disse...

P.S. Não sei se por cá isto já foi bem percebido...

Estella Queirós disse...

Curioso, porque prefiro dar outra interpretação. A suástica rasgada, deixando entrever um povo visivelmente revoltado, é um recado à sra Hitler de saias de que nem pense em repetir a história. É claro que a pretendente a Kaiser já anda a farejar as hipotéticas possessões e irònicamente os "súbditos" apresentaram-se fardados a rigor e de acordo com o protocolo, mas quero crer que tudo não passa de uma encenação humorística dos gregos. Nem outra coisa posso imaginar! Única excepção: o primeiro ministro que já se vê como governador de uma futura província: romana ou nazi, é indiferente. O Poder tem destas coisas. Há pessoas que andam a pedi-las...

Cláudia disse...

É fácil: o fiador foi ver se as couves estão a crescer a contento.
É tudo um episódio profundamente lamentável.
Espero que as eleições na Alemanha possam virar um pouco este cenário (mas a minha fé não é grande, confesso!)

freitas pereira disse...

Sim, a Kommandantur foi controlar o protectorado... Como dizia Bertold Brecht, foi ver se ainda havia uma migalha de pão no armário!
Ela viu na rua a professora de 27 anos, que com um Master e um Doutorado, recebe 650 euros por mês... O que ainda parece muito para Merkel!
Um país que ela pôs na pobreza através dos planos de austeridade para salvar os bancos...
Ela, que recebe 25 000 euros por mês, ou seja 276 000 por ano, fixou o salário para os Gregos em 586 euros por mês... Ou seja 470 salários dum Grego ,ou tanto como 39 Gregos durante um ano!
A austeridade que ela impõe traduz-se em cada vez mais desempregados ! A Grécia, é o país da Europa onde há mais suicídios.
Tanto mais que a dívida da Alemanha à Grécia, mais de 80 000 milhões, da segunda guerra mundial, que Merkel recusa de reembolsar, significa que a divida da Grécia é ilegítima.

As lágrimas de crocodilo da Merkel, declarando-se "triste" pela "triste sorte" da população grega ( três anos de austeridade e 5 anos de recessão ), esconde o essencial:
- Aplicar todas as medidas de austeridade orçamental afim de desbloquear 31 mil milhões, que irão directamente nos bolsos dos credores!
- Fazer proceder às privatizações decididas pela troika, nas quais os industriais alemães estão muito interessados, entre as quais a companhia publica de electricidade e os terrenos adjuntos ao antigo aeroporto de Atenas (Ellinilo), que os alemães querem adquirir, assim como a companhia dos caminhos de ferro OSE.
- Merkel foi acompanhada pelos homens de negócios alemães, que assistiram a uma reunião na Camara de Comércio de Atenas, para discutir destas privatizações.

Entretanto, o KHAOS instala-se na Grécia, com os neonazis que levantam a cabeça! O partido da "Aurora Dourada" persegue e bate nos imigrantes .

Enfim, Merkel afirma o leadership de Berlim na Europa. Desde 2010, Berlim enviou 3 emissários à Grécia : O vice-chanceler, a chanceler e o ministro dos negócios estrangeiro. Prova de poder.

Freitas Pereira

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro Luís,
Primeiro é bom ver-te por aqui de novo. E obrigado.
Em segundo lugar, realmente é difícil de compreender. Ou foi uma demonstração de poder para-imperial, ou então foi uma loose-loose initiative. E sim, cada vez há mais pessoa em mais lugares que começam a associar a Alemanha a um IV Reich.É abusivo mas compreensível.
Em terceiro, acho que não, por cá ainda se prefere culpar o FMI, que apesar do erros de cálculo e de receita é a parte menos responsável por esta trapalhada colossal.

Rui Miguel Ribeiro disse...

EStella,
Claro que é humor, com muita revolta à mistura e uma pitada de agressão, porque os manifestantes já descobriram, como os English football supporters já sabem há muito, que a melhor maneira de "agredir" os Alemães é atirando-lhes com o passado nazi à cara. Esta cena, portanto, vai repetir-se noutros países.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Cláudia,
A minha também não. O SPD terá um discurso mais moderado, mas se chegar ao poder a política mudará muito pouco. É a fatalidade da democracia europeia contemporânea: mudam as moscas, mas...
P.S. Espectacular a imagem da Sra. Merkel ir inspeccionar a horta :-)

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sr. Freitas Pereira,

Nem mais. Contudo, pior que a Merkel que vai exercendo o seu poder e promovendo o da Alemanha, são os Samaras e os Coelhos deste mundo, vendidos, vergados e rendidos a Berlim, que presta vassalagem a Berlim enquanto a Chanceler os pisa com suprema indiferença. Miserável!

Sérgio Lira disse...

O que mais me preocupa é que a "Europa" já era. Não adianta - kaput. Por muito que muito mude, nada mudará o ódio acicatado pela fome e pela indignidade imposta pelos anteriores carrascos - essas memórias, assopradas pela miséria, crepitam e devastam. A Europa da paz, da harmonia, da "guerra nunca mais, aprendemos a lição a duras penas" desapareceu, devorada por alarves chupistas, vampiros (como os de Zeca Afonso) insassiáveis para quem a fome alheia (não é metáfora) são "collateral damages". Ainda ninguém percebeu que estamos à beira de uma revolução dramática? a sociologia das revoltas e revoluções populares é conhecida - os sinais estão todos aí... preparem-se, porque se isto continua nesta toada, vai correr muito sangue.

Anónimo disse...

Magnificent! (As usual. :-P )

João Pulido de Almeida disse...

Depois de algumas analogias que, lamentavelmente, de forma facil se visualizam, gostava também de deixar a minha.

Todos estamos familiarizados com a expressão que caricatura a "forma como a Alemanha perdeu a(s) Guerra(s)"... agora, os "boches" estão a deixar de assumir a postura passiva...

Foi também noticiado oficialmente que, depois de visitada a Grécia, a meretriz também vem a este "seu" feudo. A 12 de Novembro...

João Pulido

freitas pereira disse...

O que é preocupante, é que Merkel e todos os outros dirigentes que a acompanham cegamente na obra de demolição das nações , parecem esquecer que toda a história das classes dominantes foi impregnada de crueldade e ferocidade exercidas sobre os dominados para se manter no poder.

E que cada vez , este poder da minoria exploradora foi destruída por uma revolução violenta.

Os cidadãos mais moderados mas conscientes da situação, vêm bem que a Europa sofre duma doença mortal: o capitalismo financeiro .
No dia em que a imensa maioria dos cidadãos conscientes, se convencerem que não existe nenhuma terapia, nenhum remédio , para tratar esta doença, e que nenhuma política económica, conjuntural ou estrutural, liberal ou keynesiana, não é capaz de fazer sair a Europa do mau caminho que a leva ao abismo, tudo pode acontecer.

Freitas Pereira

Anónimo disse...

Os Gregos viveram à grande e à francesa, não pagam as dívidas que têm a pequenas empresas em Portugal e ainda se revoltam contra alguém que se importa com eles (mesmo sendo com segundas intenções).
Xavier Terra

Rui Miguel Ribeiro disse...

Xavier,
Os Gregos, como nós, têm largas culpas no cartório. A parte do teu comentário que me levanta sérias reticências é a i

sugestão que a Alemanha se importa com os Gregos. Não há 2ª intenções e não têm a ver com os Gregos.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sérgio,

Concordo. Se a situação não for invertida com celeridade, no que não acredito, vai havedr seríssimos problemas sociais e políticos. E repito, não creio que seja bom para a Alemanha que a Chanceler precise de mais segurança num oaís europeu do que o Presidente dos EUA no Afeganistão. Ainda se vão arrepender...

Rui Miguel Ribeiro disse...

João Pulido,
Pois, a Alemanha está ao ataque, vamos ver até quando e com que resultados. Neste momento, Berlim tutela efectivamente grande parte da Europa.
No que me diz respeito, a Kaiserina não é benvinda.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sr. Freitas Pereira,
Na linha do que respondi ao Sérgio, acho que sim, que vamos numa correria louca em direcção a um desconhecido que pode ser tremendo. E não vejo ninguém com poder com vontade de arrepiar caminho. Nem o "seu" Hollande ;-)

Rui Miguel Ribeiro disse...

Dear "Anonymous",

Thank you for your kind compliment!