09 dezembro, 2012

O Beco de Gaza

O BECO DE GAZA


Este mapa e os gráficos dão uma informação muito completa sobre a problemática dos rockets e mísseis lançados de Gaza contra Israel e a das retaliações israelitas. O mapa mostra o alcance das armas palestinianas; os gráficos mostram o nº de rockets disparados entre 2001 e 2012, os nº de mortes de ambos os lados e nos dois de baixo, a quantidade de alvos atingidos por Israel e o nº de rockets disparados pelos Palestinianos durante a Operação Pilar de Defesa no mês passado.
in “The Economist” em www.economist.com
 
A Faixa de Gaza é um berbicacho internacional. Nada se vislumbra de positivo relacionado com Gaza. Vejamos:

1-   Território muito pequeno (360 km2) e sem recursos.
2-   População gigantesca (1.700.000 h) para a dimensão do território.
3-   É pouco mais do que um enorme bairro de lata.
4-   É governado por um grupo terrorista (Hamas).
5-   Alberga outros grupos terroristas, como a Jihad Islâmica Palestiniana, os Comités Populares de Resistência Islâmica e o Conselho da Shura dos Mujahedin de Jerusalém.
6-   Dela são lançados anualmente centenas ou milhares de rockets sobre Israel.
7-   É um território muito pobre e com pouca viabilidade.
8-   Está geograficamente separado e politicamente incompatibilizado com o outro território palestiniano (a Cisjordânia).
9-   Constitui um incómodo e relativa ameaça para Israel.
10-               Constituiu um problema político para o Egipto, que não pode dissociar-se dele por completo, nem pode dar-lhe total apoio sob risco de colocar em cheque as suas relações com Israel.

Com este decálogo de problemas mais ou menos irresolúveis, o futuro de Gaza afigura-se, no mínimo, sombrio. Analisemos os principais actores envolvidos:

HAMAS
O Hamas é a entidade que governa a Faixa de Gaza. Tem ligações históricas com a Irmandade Islâmica que agora tenta governar o Egipto, mas é rotulado como grupo terrorista pelos EUA e não é reconhecido internacionalmente. Por outro lado é mais popular entre os Palestinianos do que o seu rival, a Fatah. O Hamas também está preso por estar programaticamente impossibilitado de reconhecer a existência e legitimidade do Estado de Israel. Os ataques a Israel e o seu objectivo de destruir o Estado Judeu, inviabilizam o seu envolvimento em qualquer solução negociada. Finalmente, apesar de e por causa dos seus frequentes ataques a Israel, está sujeito às retaliações da maior potência militar do Médio Oriente. Cada nova escalada do conflito, faz Gaza recuar severamente nos capítulos económico e social. O panorama geopolítico do Médio Oriente é-lhe, no plano teórico, mais favorável do que em 2010, mas o Hamas continua num beco político do qual não será fácil sair honrosamente.

FATAH
O antigo partido de Yasser Arafat e parte principal da OLP, está a ver a História a passar-lhe ao lado. A dita Primavera Árabe está a derrubar ou a pôr em cheque a antiga arquitectura política árabe que se dividia fundamentalmente entre as monarquias tradicionais (Arábia Saudita, Jordânia, Kuwait, etc) e as repúblicas militares de inspiração nacionalista árabe e socialista (Egipto, Iraque, Síria, por exemplo). A inspiração da Fatah encontra-se neste último grupo que foi o principal alvo e vítima das revoltas de 2011 e que está à beira da extinção. Vide o Egipto, a Líbia, a Síria, o Iémen e, por motivos diferentes, o Iraque. Hoje em dia a Fatah é, em termos internacionais uma quase não-entidade, dada a sua pouca relevância. O número que executou com êxito na ONU vale pouco mais do que zero em termos geopolíticos e da realidade no terreno. O Hamas enfrenta Israel, adquire mísseis e mostra robustez. A Fatah ganha na ONU o direito a pertencer eventualmente ao Tribunal Criminal Internacional. À Fatah faltam ideias, capacidade de agir, carisma e legitimidade popular. E sobram-lhe fadiga, corrupção e inoperacionalidade. Resumindo, ou a Fatah encontra a via da regeneração, ou vai deslizando para a irrelevância total.

EGIPTO
Teoricamente, deveria ser o patrocinador do Hamas. A realidade é mais complexa e menos linear. A política de defesa e segurança do Egipto assenta, desde 1978, naquilo que os Acordos de Camp David lhe proporcionaram: paz com Israel, logo segurança a Leste, e a aliança com os Estados Unidos, que significava apoio militar e económico e ainda uma protecção genérica contra problemas mais sérios. Com a Irmandade Muçulmana no poder, este jogo torna-se mais difícil: a larga falange de apoio da Irmandade favorece o Hamas, a revisão dos Acordos de Camp David e uma posição dura relativamente a Israel; por outro lado, a realidade geopolítica aconselha a pisar um trilho muito próximo do que foi seguido por Sadat e Mubarak ao longo de mais de 30 anos.

ISRAEL
Também para Israel o statu quo na Faixa de Gaza é um incómodo. Israel retirou do território em 2002, porque era uma dor de cabeça, uma situação em que os custos ultrapassavam as vantagens. Contudo, a tomada do poder em Gaza pelos irredentistas do Hamas, tornou o Sul de Israel num campo de tiro para o braço armado do grupo (Brigadas Izz al-Deen Al-Qassam) e para outros grupos terroristas. Tal leva Israel a ter de retaliar com regularidade e, quando a situação atinge proporções mais graves, a desencadear operações militares de envergadura, como sucedeu no Inverno de 2008/09. Israel não pode tolerar o chuveiro de rockets e mísseis sobre o seu território, mas não pode exterminar de forma definitiva a ameaça de Gaza porque os custos políticos seriam insuportáveis. Assim sendo, o jogo do gato e do rato promete continuar por muito tempo.

 
A Faixa de Gaza deverá continuar a ser uma das zonas críticas do planeta, não se vislumbrando nem uma solução diplomática nem militar para o problema. Como tal, a precariedade sócio-económica também continuará.
O panorama geopolítico do Médio Oriente também faz que o problema palestiniano seja relegado para uma terceira linha de prioridades. Numa região em que o Egipto se debate com o seu rumo político-constitucional, a Síria se destrói numa guerra civil, em que Turcos e Iraquianos se debatem com os respectivos Curdos, em que o Irão prossegue o programa nuclear e se debate com sanções internacionais, em que a Arábia Saudita e os seus aliados tentam manter o seu statu quo interno, em que os EUA reduzem o envolvimento na região e em que regimes novos (Líbia, Iémen) e velhos (Jordânia) se debatem com instabilidade política e económica, a grande maioria dos actores políticos tem pouco tempo e espaço para dedicar à Palestina.

Consequentemente, a Faixa de Gaza continuará no seu beco sem grandes saídas, uma espécie de pardieiro à beira-mar instalado.

3 comentários:

Neumann disse...

Excelente análise. Uma das soluções para Gaza passa efectivamente pela eliminação política do Hamas. Objectivo complicado face à prepotente Irmandade Muçulmana que progressivamente vai despindo a sua pele de cordeiro no Egipto. Para agravar o panorama um pormenor destaco: a luta palestiniana deixou de ser ideológica para tornar-se puramente religiosa daí que em cada ataque já não gritam «Free Palestine» mas «Allah Akbar» assim como optam, cada vez mais, pelas bandeiras verdes islâmicas em detrimento da bandeira palestiniana.

Anónimo disse...

Excelente análise. Uma das soluções para Gaza passa efectivamente pela eliminação política do Hamas. Objectivo complicado face à prepotente Irmandade Muçulmana que progressivamente vai despindo a sua pele de cordeiro no Egipto. Para agravar o panorama um pormenor destaco: a luta palestiniana deixou de ser ideológica para tornar-se puramente religiosa daí que em cada ataque já não gritam «Free Palestine» mas «Allah Akbar» assim como optam, cada vez mais, pelas bandeiras verdes islâmicas em detrimento da bandeira palestiniana.

Rui Neumann

Rui Miguel Ribeiro disse...

Muito obrigado Rui. O facto de a componente religiosa do conflito se estar a acentuar, tende a radicalizá-lo e a tornar ainda mais difícil uma solução. Quando à Irmandade Muçulmana, só os ingénuos (e não são poucos) estarão muito surpreendidos.