07 dezembro, 2012

Três Troca-Tintas

TRÊS TROCA-TINTAS

troca-tintismo é comum na vida política, Contudo, tal não deveria fazer-nos encarar a atitude como aceitável, normal, ou até benigna. Há evidentemente diferenças entre os troca-tintas ocasionais e os contumazes, os light e os sérios, mas não nos enganemos: uma coisa é mudar de opinião fruto do tempo, dos factos e da reflexão; outra, bem diferente, é dizer uma coisa e o seu contrário num curto espaço de tempo, num exercício de oportunismo e de falta de seriedade. Mário Soares, é um bom/mau exemplo de um troca-tintas português.


Esta semana assistimos a um soberbo número colectivo de troca-tintas. Não é o Trio Odemira, mas podemos chamar-lhes os Três Troca-Tintas, TTT para os amigos (que não devem ser muitos).


O Trio é composto por dois Portugueses (germanizados): Passos Coelho e Vítor Gaspar; e um Luxemburguês que gosta muito de Portugal e da Irlanda: Jean-Claude Juncker.


Pois estes Troca-Tintas entenderam unanimemente, após a reunião onde foi acertada mais uma renegociação da dívida grega, que Portugal e a Irlanda teriam direito a beneficiar das condições impostas à Grécia. Podem ver as declarações do guarda-livros da república em http://vmais.rr.sapo.pt/default.aspx?fil=422985


Dois dias depois, os três deram o dito por não dito, viraram a casaca, trocaram as tintas e disseram exactamente o contrário do que haviam dito antes. Saliente-se a fantástica sintonia do Trio, dado que Coelho estava em Cabo Verde (de onde infelizmente já saiu), Juncker encontrava-se na Bélgica e Gaspar em Portugal.


As justificações para a pirueta é que divergiram e constituíram, digamos, os momentos em que os virtuosos fizeram os seus solos.


Gaspar, ao seu estilo, enredou-se nas palavras e nos conceitos, dizendo que “sobre esta questão tem havido considerável confusão no debate público em Portugal”. Presumivelmente gerada pleo próprio.


Juncker foi o mais criativo e nebuloso, dizendo que os jornalistas lhe colocaram questões num sítio escuro, onde não se ouvia (??) bem e que por isso não teria respondido bem. Enfim, uma declaração pueril, bizarra e até hilariante, se imaginarmos Juncker encurralado num canto escuro por ávidos jornalistas. Registe-se que vi o Senhor Juncker proferir as primeiras declarações, o local não parecia nada escuro, o senhor falava bem à vontade e com vontade.


Coelho, desta vez, foi mais honesto, até certo ponto. Basicamente, disse que o Senhor Wolfgang Schauble (Ministro das Finanças da Alemanha) disse que Portugal e a Irlanda não deviam solicitar algumas condições idênticas às da Grécia e como tal eu agradeço e obedeço. Ponto. Ah, e acrescentou rindo de forma apatetada, que tal tinha constituído um grande elogio porque separava as águas entre os Portugueses e os Irlandeses e a maralha grega.




CONCLUSÕES


1-   Juncker, Gaspar e Coelho disseram o que pensavam e queriam após a reunião do euro grupo.

2-   Schauble disse o que queria e pensava após as declarações daqueles.

3-   E aqueles afinaram o discurso pelo de Schauble após ouvirem a voz do meister.

4-   Juncker, Gaspar e Coelho são Três Troca-Tintas despudorados.

5-   Juncker, Gaspar e Coelho, especialmente os dois últimos, são também três servis sabujos a amando de Merkel e de Schauble.

6-   Pierre Moscovici, Ministro das Finanças da França, que fez eco do que disse Schauble, mostrou mais uma vez o que vale actualmente a França nos equilíbrios de poder na Europa.




Os Três Troca-Tintas: em 3 países diferentes, mas bem afinados na técnica de dizer uma coisa e o seu contrário  com a mesma cara de pau!

2 comentários:

Sérgio Lira disse...

Pois é Rui, um trio de vira-latas (perdão, de vira-casacas) sem vergonha nenhuma. E o estúpido do Gaspar ainda teve a distinta lata de nos chamar a todos de estúpidos (que não precebemos a alta ciência em causa e que simplificamos coisas muito complexas e acima do entendimento comum - só pra tipos ilustrados e com vários doutoramentos em BCE, ou lá o que é...). O Burro do esquentador refugiu-se no canto escuro (mas o homem é maluco???) e o alarve do coelho riu-se com aquele riso alvar de anormal... LINDO!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sérgio,
Debaixo da postura e aspecto de rato (ratazana), o Gaspar é incrivelmente arrogante, ao ponto de ser malcriado. A Merkel subiu-lhe à cabeça!
O "Esquentador" portou-se como um boneco. O Coelho é um pateta alegre com laivos de pretensiosismo bacoco. São uns tristes.