05 janeiro, 2015

AF-PAK v Taliban & Taliban



AF-PAK v TALIBAN & TALIBAN


Há muito que o Afeganistão e o Paquistão (AF-PAK na gíria norte-americana para designar os dois países) se debatem com os Taliban. O Afeganistão até viveu os últimos anos do século XX sob o seu domínio. Já os Taliban do Paquistão, o Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP) é um grupo islâmico radical, formado em 2007 pela junção de uma amálgama de grupos extremistas (estima-se em 13) e tem a sua origem no início do século XXI, por altura da invasão do Afeganistão e do derrube do regime Taliban pelos Estados Unidos, com a colaboração do Paquistão.



As áreas de influência dos Taliban no Paquistão e no Afeganistão.
in STRATFOR em www.stratfor.com

A ideologia islamista radical, o desejo de derrubar os respectivos governos/regimes, bem como a predominância da etnia Pashtun, une os Taliban de ambos os lados da Linha Durand. Separa-os, contudo, o cariz mais nacionalista da organização afegã, do pendor mais internacionalista da versão paquistanesa que se aproxima mais da Al-Qaeda. Essa diferença está também patente no facto de o TTP ter declarado a sua lealdade ao Califado do Estado Islâmico, enquanto os Taliban do Mullah Omar não o fizeram.

De dois outros factores ambos Taliban têm beneficiado:

* Da existência, dos dois lados da fronteira, de uma região montanhosa de difícil acesso, propício ao refúgio e a emboscadas.

* Da possibilidade que cada um tem tido de se refugiar no país vizinho, a recato do exército do respectivo país, realizando incursões no seu país para desencadear ataques-surpresa. Este esquema era facilitado pelos permanentes desentendimentos e desconfianças entre Cabul e Islamabad.



O mapa étnico do Paquistão e do Afeganistão. A laranja pode ver-se a área geográgica ocupada maioritariamente pelos Pashtun nos dois países e que compõem a base de apoio e recrutamento dos Taliban & Taliban.
in STRATFOR em www.stratfor.com

Esse tempo parece ter chegado ao fim. O brutal ataque do TTP a uma escola para filhos de militares paquistaneses em Peshawar do qual resultou a morte de 141 pessoas, 132 das quais crianças, desencadeou uma onda de revolta contra os extremistas islâmicos sem precedentes no Paquistão.

Tal obrigou o Governo de Nawaz Shariff a abandonar as hesitações e contemporizações e declarar guerra sem tréguas contra o Tehrik-i-Taliban Pakistan e outras organizações terroristas, validando a ofensiva que o Exército vem desenvolvendo no Waziristão do Norte.

Igualmente importante foi o entendimento obtido com o novo governo do Afeganistão após três reuniões sucessivas entre as chefias militares dos dois países e que prevê troca de informações, o combate a todos os jihadistas, sejam eles Paquistaneses, Afegãos ou de países terceiros, incluindo ataques coordenados entre os dois exércitos.

Se estas decisões forem efectivamente aplicadas no terreno, os AF-PAK Taliban irão passar um mau bocado. O atroz atentado de Peshawar pode ter sido um verdadeiro game-changer no conflito entre AF-PAK e os Taliban & Taliban. Let’s wait and see.




POST RELACIONADO:
  "TEHRIK-i-TALIBAN E DRONES" em 
 http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2013/11/tehrik-i-taliban-pakistan-e-drones.html

Sem comentários: