30 dezembro, 2017

Viurem Lliures O Morirem



VIUREM LLIURES O MORIREM*

 
Viurem Lliures o Morirem (vivemos Livres ou Morremos) era o mote e a bandeira dos Catalães na fase final da Guerra da Sucessão de Espanha, quando combatiam os exércitos de Espanha e França.


Os Catalães lá voltaram a votar e, mais uma vez, a corrente independentista saiu vencedora com maioria absoluta dos mandatos e maioria relativa dos votos. Isto apesar de toda a pressão e chantagem feitas.

As eleições na Catalunha validaram as forças políticas que estavam no poder, realizaram o referendo e proclamaram a independência. Por outro lado, infligiram uma pesada derrota a Mariano Rajoy. Quando este pensava que tinha posto as grilhetas e a mordaça nos Catalães, eis que estes votaram em quem ele não queria e reduziram o seu partido a uma expressão residual (7º lugar com 4% dos votos e 3 deputados).


Não obstante os resultados, estou muito pessimista quanto às perspectivas futuras da saga independentista catalã. Os líderes políticos da Catalunha demonstraram determinação e contenção no seu propósito, mas para enfrentar a besta castelhana é necessário também ter coragem física e capacidade de sacrifício para lhe fazer frente e resistir. Ninguém é obrigado a tê-la, mas perante a ameaça, tal é um ingrediente indispensável, especialmente na ausência de apoios externos.

É relativamente fácil dizer e é muito difícil fazer, mas há casos em que o grito "Liberdade ou Morte" é ingente.


* VIVEMOS LIVRES OU MORREMOS

Sem comentários: